quinta-feira, novembro 29, 2007

Lembrando Horus...





Se eu estivesse no Rio iria. Horus Vital Brasil foi meu professor em muitas ocasiões. Era um homem elegante e inteligente. Sempre de blaiser, parecia um lord. Gostava dos meus desenhos, fiz caricaturas dele em aula, dava no final, ele sorria e agradecia. Nos Natais comprava meus cartões para enviar aos amigos. Uma pena que já não esteja aqui, mas é daqueles que serão lembrados sempre. Era um homem de poucos sorrisos, mas passava afeto.

Jornada Externa
Tema: Psicanálise e Política
Local: Auditório RDC - Campus da PUC-Rio - Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Dia: 01 de dezembro (sábado) - 9 horas
Coordenação: Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle – SPID
Contato: Lucilia [(21) 2522-0032] ou admspid@unisys.com.br

Frente à tendência do homem contemporâneo ao individualismo exarcebado, a Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle – SPID discute em sua Jornada Psicanálise e Política o estabelecimento do laço social nos dias de hoje.
Na oportunidade, será lançada a obra Psicanálise, uma prática teorizada, em homenagem a Horus Vital Brazil, um dos fundadores da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, que existe há 55 anos, e pioneiro da Psicanálise no Brasil.

Horus Vital Brazil - O psicanalista Horus Vital Brazil, como clínico e teórico de consistência invejável, foi um defensor radical do pluralismo e da interlocução com todos os saberes e manifestações artísticas.
Em todos os textos do livro encontram-se os efeitos da sua defesa incansável da primazia da clínica e da necessidade de se expandir ao máximo o pensar psicanalítico.

Lançamento da revista Tempo Psicanalítico - vol. 39
Dia: 4 de dezembro (terça-feira) - 20 horas
Local: Livraria da Travessa - Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema - Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 3205-9002.

A Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle – SPID, uma das sociedades mais antigas do Brasil, publica a revista Tempo Psicanalítico que congrega trabalhos de diversas instituições, nacionais e internacionais. A revista no seu 39º numero (2007) traz como tema principal o Erotismo, que significa mais que a paixão entre os homens, é o que permite o encontro deles no laço social. Eros se contrapõe à destrutividade das relações conflituosas, da violência social e urbana, dentre outras questões cruciais para compreender o ser humano e sua inserção na sociedade.

Realização:

SOCIEDADE DE PSICANÁLISE IRACY DOYLE - SPID
Filiada à International Federation of Psychoanalytic Societies
R. Visconde de Pirajá, 156 /307-310
22410-000 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2522-0032 ou (21) 2267-8194
E-mail: admspid@unisys.com.br
Site: www.spid.com.br


Apoio:
Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio - AaA.PUC-Rio
E-mail: aaa@aaa.puc-rio.br
R. Marquês de São Vicente 225 - Ed. Cardeal Leme - Sobreloja
Gávea - 22453-900 - Rio de Janeiro/RJ
Tel./Fax: (21) 3527-1466/1467/1468

Visite o site da AaA PUC-Rio: www.aaa.puc-rio.br

Nenhum comentário: