quinta-feira, maio 18, 2006

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes













Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é bom parar e pensar no número enorme de crianças e adolescentes que sofrem de violência sexual, a maioria em silêncio, sob ameaçadas. E não é só nas classes mais pobres, não, em todas. Como ele ficará quando adulto? será que será um ser violento também?

Coloco o clipping da TerrAmar daqui do Rio Grande do Norte desta semana para vocês lerem.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Programa Sentinela de Apodi faz campanha contra o abuso sexual de crianças

Comissão aprova sugestão que altera Estatuto da Criança

Estudantes vão participar de caminhada contra exploração sexual

Uma semana de luta contra a exploração sexual

Violência contra crianças e adolescentes é tema de seminário


Programa Sentinela de Apodi faz campanha contra o abuso sexual de crianças

O Programa Sentinela da Prefeitura Municipal de Apodi-RN, rebatizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social como um serviço especializado no enfretamento a exploração e o abuso sexual de criança e adolescente, está desenvolvendo, desde ontem, uma extensa programação na cidade com o objetivo de estimular o aumento de denúncias contra os atos de violência sexual infanto-juvenil, bem como para construir uma consciência coletiva na garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente. "O primeiro objetivo é até preventivo, como forma de evitar a violência e o segundo visa dar condições para que esses jovens possam desenvolver uma sexualidade saudável, respeitando todas as etapas de suas vidas", explica a assistente social Elzilene Oliveira, coordenadora do programa.

Programa - Formado por uma assistente social, um educador e um psicólogoo programa acompanha, assiste, encaminha, faz inclusão social, registra e mapeia os acontecimentos, atendendo as vítimas e suas famílias, e também o agressor, caso seja requisitado. O trabalho de prevenção é feito de forma sistemática através de palestras, oficinas, panfletagem e divulgação de informações.
(Gazeta do Oeste - Mossoró, Cidades - 16/05)

Comissão aprova sugestão que altera Estatuto da Criança

Proposta apresentada pelo Conselho de Defesa Social de Estrala do Sul (MG), que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), a fim de dispensar municípios com população inferior a cinco mil habitantes de criar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aprovada, na Comissão de Legislação Participativa. As atribuições seriam assumidas pelo Conselho Tutelar, que por serem permanentes e autônomos, costumam ter uma atuação mais efetiva do que os conselhos municipais. A sugestão prevê, ainda, limitar ao Ministério Público, o direito de iniciar os procedimentos legais por meio de representação contra órgãos públicos ou entidades privadas acusados de infração às normas de proteção às crianças e adolescentes. Assim, o Ministério poderá ser induzido por notícias de infração encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou autos preparados por pessoas qualificadas (servidor público ou voluntário credenciado pelo conselho) e assinados por duas testemunhas. Nestes casos, o voluntário deve possuir mais de 25 anos e experiência em trabalhos de defesa das crianças e adolescentes.
(Gazeta do Oeste - Mossoró, Cidades - 16/05)

Estudantes vão participar de caminhada contra exploração sexual

Começou, domingo passado, a campanha educativa contra a prostituição infanto-juvenil e consumo de drogas em Pau dos Ferros-RN. O primeiro dia foi marcado pela apresentação da campanha em programas de rádio. A campanha terá programa de rádio até a sexta-feira, 18, dia nacional de combate à prostituição infanto-juvenil. A programação prevê participação de juiz, promotor, Conselho Tutelar, Ongs e representantes da sociedade civil. Na quinta-feira será realizada uma caminhada pelo centro da cidade. O ato contará com a participação de alunos de todas as escolas de Pau dos Ferros.
(Jornal de Fato - Mossoró, Estado - 16/05, O Mossoroense - Mossoró, Regional - 16/05)

Uma semana de luta contra a exploração sexual

Em Natal, uma semana inteira marcará o combate à exploração sexual. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em conjunto com organizações não-governamentais, promove, a partir de hoje, uma série de eventos que têm como objetivo não só a conscientização, mas também a divulgação do Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A semana também será marcada pelo lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, amanhã, às 8h, no auditório do INSS, e por um seminário sobre proteção aos direitos das crianças e adolescentes, na quarta-feira, a partir das 8h, no mesmo local. Por fim, 18 de maio será marcado por uma caminhada em Ponta Negra, principal foco do problema da exploração sexual.
(Correio da Tarde - Natal, Natal - 16/05, Diário de Natal - Natal, Cidades - 16/05, Tribuna do Norte - Natal, Natal - 16/05)

Violência contra crianças e adolescentes é tema de seminário

O Grupo de Desenvolvimento de Área (PDA) Margarida Alves e o Grupo Mulheres em Ação promovem no próximo dia 18, em Mossoró-RN o Seminário sobre Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente. O evento será realizado no Dia Nacional de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente. De acordo com uma das organizadoras do evento, Janielly Mendonça, o seminário terá atividades nos dois períodos do dia. Pela manhã serão realizadas 3 oficinas com adolescentes e jovens sobre a temática da violência doméstica. À tarde haverá roda de conversa com os palestrantes Olegário Ferreira Gomes - promotor da Vara da Infância e da Juventude, Humberiana Maniçoba Almeida Brilhante - presidente da 33ª zona do Conselho Tutelar, Creuzeluce Almeida Rego - presidente da 34ª zona do Conselho Tutelar e Francisca das Chagas Damasceno de Castro - coordenadora administrativa do Grupo Mulheres em Ação. A programação será encerrada com apresentações artístico-culturais e uma caminhada contra violência doméstica.
(Correio da Tarde - Natal, Mossoró - 16/05)

Este clipping traz o resumo das principais notícias publicadas na mídia norte-rio-grandense sobre crianças e adolescentes, reproduzindo de forma resumida seu conteúdo, não opinando sobre ele. Os jornais clipados são Diário de Natal, Tribuna do Norte , O Jornal de Hoje (Natal), O Mossoroense , Gazeta do Oeste e Jornal de Fato (Mossoró).
Equipe da Companhia TerrAmar/Rede ANDI: Eugênio Parcelle, Graciema Carneiro, Ana Emília Galvão, Ângela Rodrigues e Ticianne Perdigão.

Fale com a gente: ciaterramar@ciaterramar.org.br
Endereço: Rua Açu, 394, Sala 401, Ed. Dulcinéia, Tirol.
Tel: 84 3201-0984
CEP: 59020-110

Visite a página da TerrAmar
Visite o site da ANDI

6 comentários:

Anônimo disse...

Fico deveramente preocupada com esse assunto, nunca havia escutado falar tanto antes de chegar as terras do Tio Sam. Aqui a cada informativo de tv alguém aparece contado alguma barbaridade dessas.

Será que meus ouvidos, estavam além da noticia quando vivia no Brasil.

Existe abuso infantil na terra do futebol?

Acredito que sexualidade nos Estados Unidos tenha esse lado oprimido, já no Brasil o sexo é mais exposto, isso não melhora o psique humano?

beijos

Anônimo disse...

Ingrid, aqui há muitos casos sim, muitos, mas agora começam a ser denunciados, havia mto medo e um véu sobre estes abusos, a maioria provocado por familiares.
Um abraço, Elianne

Anônimo disse...

Não sabia que existia esse dia. Mas é muito importante mesmo. Quantos psicoticos contam que foram abusados não é? A gente não sabe se é fantasia ou realidade. Se for realidade é uma temeridade pensar que a psicose é apenas uma das terriveis consequencias do abuso sexual contra crianças. Deveria ter pena de morte nesses casos. Não sei nem o que dizer.

Anônimo disse...

É preciso fazer muita coisa dentro desse assunto. Que bom que voce escreveu este post. Beijos e bom final de semana.

Laura_Diz disse...

Camille, há muito mais coisas a serem ditas e pensadas à respeito disto, não é?
Tks
Um abraço, Elianne

CRISTÓVÃO COLOMBO. disse...

Prabéns pela divulgação desta campanha sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. O município de Rodolfo Fernandes neste domingo 18 de maio, estará mobilizando toda a comunidade em defesa das crianças e adolescentes.
orodolfenseemfoco.blogspot.com está divulgando.
um abraço; CRISTÓVÃO COLOMBO.