quarta-feira, julho 19, 2006

3° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística – Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

3º Concurso Tim Lopes

Inscrições vão até dia 31 de julho

Serão premiadas as melhores idéias de pautas; jornalistas também receberão bolsa estímulo para realizar a investigação
Objetivo é estimular a imprensa a ampliar e qualificar a cobertura
sobre exploração sexual comercial de crianças e adolescentes


As inscrições para o 3° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística – Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , vão até 31/7. Repórteres, editores (inclusive executivos) e chefes de reportagem podem se inscrever. Diferentemente da maioria das premiações jornalísticas - que reconhecem matérias prontas -, os participantes apresentam sugestões de pautas especiais. Os escolhidos em cada categoria recebem apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro.



Com essa estratégia, o objetivo do concurso é estimular a imprensa brasileira a desenvolver propostas de pautas que contribuam para ampliar e qualificar a cobertura sobre essas formas de violação dos direitos infanto-juvenis.



Esta 3ª edição traz duas novidades. As categorias "Jornal" e "Revista", consideradas separadamente nas edições anteriores, foram reunidas em uma única modalidade, denominada "Mídia Impressa". Também foi criada a categoria "Temática Especial", que irá premiar projetos de reportagens sobre o tema "Abuso e Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras". As demais categorias são "Rádio", "TV" e "Mídia Alternativa" (que inclui veículos da Internet).



Como participar

O candidato deverá mandar uma Proposta de Pauta detalhada sobre o tema. Esta deverá conter justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, pessoas envolvidas, relação dos gastos que serão feitos (estimativa) e das fontes que inicialmente serão ouvidas. A descrição das despesas não poderá conter pagamento de salários dos profissionais ou materiais como fitas de vídeo, nem gastos com edição. Esses custos deverão ser arcados pela empresa de comunicação.



Todas essas informações devem ser apresentadas em formulário próprio disponível no site do projeto: www.andi.org.br/timlopes. Onde também está disponível o Regulamento completo e o modelo da Carta Compromisso – a qual deverá ser assinada pelo diretor do veículo de comunicação e registrada em cartório, garantindo que a empresa irá apoiar a produção da reportagem caso seu funcionário vença o concurso.



Sobre o apoio financeiro e a premiação

A divulgação dos resultados do 3° Concurso Tim Lopes será feita em 18 de agosto de 2006. Abaixo, os valores que os vencedores de cada categoria receberão para produzir as reportagens:



CATEGORIA
VALOR DA BOLSA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO

Mídia Impressa
R$ 9.500,00

Rádio
R$ 9.500,00

TV
R$ 14.500,00

Mídia Alternativa
R$ 9.500,00

Especial: Exploração Sexual Comercial nas Rodovias
R$ 9.500,00 ou R$ 14.500,00*



* De acordo com o tipo de veículo vencedor: R$ 9.500,00 para Rádio, Mídia Impressa e Mídia Alternativa; e R$ 14.500,00 para TV.



O vencedor de cada categoria recebe o prêmio de R$ 2.500, após a publicação / veiculação da reportagem. Em caso de inscrição conjunta entre mais de um jornalista, a forma de divisão desse valor fica a cargo dos participantes.



Vencedores de edições anteriores falam sobre importância do Concurso

Ganhadora da 2ª edição, na categoria Jornal, Jaqueline Ferreira (O Liberal, de Belém – Pará) diz que o Concurso Tim Lopes dá ao profissional a condição de pesquisa que a maioria dos veículos de comunicação não tem como oferecer. "Gosto muito do prêmio. Ele garante o recurso que o jornalista precisa para desenvolver sua pauta. A bolsa é dada e ele tem total liberdade para conduzir o trabalho". Jaqueline afirma que, assim, o jornalista tem melhores condições de alcançar o maior prêmio que pode ganhar, que é produzir um material realmente de qualidade.


Também ganhador no 2º Tim Lopes, categoria Revista, Alan Rodrigues (Isto É – São Paulo) considera a iniciativa "espetacular" e explica as razões. "Primeiro por estimular o jornalista a pesquisar, conhecer, entender e divulgar os crimes absurdos praticados contra as crianças. Depois, por fornecer a bolsa para o desenvolvimento do trabalho, condição que a maioria dos veículos não tem. Em resumo, o Tim Lopes funciona como um incentivo ao bom jornalismo", diz Alan Rodrigues.


Nelcira Nascimento participou das duas primeiras edições do Prêmio. Ao lado da jornalista Ângela Bastos, produziu a série de matérias "Acolhimento com dignidade" que venceu a categoria Rádio no primeiro ano da iniciativa realizada por WCF e ANDI. A série mobilizou todos os veículos do grupo RBS no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Acho que não houve um cidadão nestes dois estados que não tenha tomado contato com o conteúdo destas matérias", diz Nelcira.

Segundo ela o prêmio Tim Lopes proporcionou um crescimento coletivo às redações do Grupo RBS. "Nós trabalhamos todas as matérias à luz do ECA, evitando constranger as crianças e adolescentes vítimas de violência ou fazê-las reviver a violência de que foram vítimas", afirma Nelcira. O prêmio, prossegue, "é uma das melhores iniciativas do jornalismo brasileiro porque valoriza e prestigia o envolvimento dos profissionais com a causa da infância".


Promoção

O concurso Tim Lopes é promovido pela ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e pelo Instituto WFC-Brasil, com apoio técnico do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, OIT – Organização Internacional do Trabalho, Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.



Comissão Julgadora

Será formada pela ANDI, pelo Instituto WCF-Brasil e por organizações parceiras. Participam ainda profissionais renomados da área de comunicação e representantes dos movimentos de defesa da criança e do adolescente com atuação em programas de prevenção e atendimento a vítimas de abuso e exploração sexual.



Homenagem

O nome do prêmio é uma homenagem ao jornalista da Rede Globo que foi assassinado por traficantes de drogas enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em bailes funk em uma favela do Rio de Janeiro.



Edições anteriores

Em sua primeira edição, em 2002, o Concurso Tim Lopes premiou as seguintes reportagens:



l Caderno especial Confissões de Família, das jornalistas Maria Clarice Dias, Juliana César Nunes e Marina Oliveira, publicado pelo Correio Braziliense (DF).

l Caderno especial Nos jardins da infâmia, de Suzana Varjão, Ricardo Mendes e Suzana Zucolo, publicado pelo jornal A Tarde (BA) .

l Reportagem Dormindo com o inimigo, de Mônica Beatriz Figueiredo e Bia Sant'Anna, publicada pela revista MTV (SP).

l Série de matérias Acolhimento com dignidade, de Nelcira Nascimento e Ângela Bastos, veiculada pela Rádio Gaúcha (RS) e pelo Diário Catarinense (SC).

l Série de reportagens Infância Roubada, de Walace Lara e Ana Quezado, veiculada pela TV Verdes Mares (CE).



Na edição seguinte, em 2004, os vencedores foram:



l Reportagens Perigo Digital, Bandido ou Doente e Exemplo da Europa, dos jornalistas Alan Rodrigues e Mário Simas Filho, publicadas pela revista Istoé.

l Série de reportagens sobre exploração sexual na fronteira norte brasileira, da jornalista Jaqueline Ferreira e do repórter fotográfico Renato Chalú, publicadas pelo jornal O Liberal (PA).

l Série A Infância no Limite, do Jornalista Amigo da Criança Mauri König e do repórter fotográfico Albari Rosa, publicada pela Gazeta do povo (PR).

l Série Asas feridas, dos alunos do Núcleo de Jornalismo Experimental do Curso de Comunicação Social da Faculdade Social da Bahia, coordenado pelos jornalistas Leandro Colling, Walter Fernando Garcia e Rosana Zucolo, publicada pelo site Agência Baiana de Notícias.

l Série Radiografia da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes , da equipe de Márcia Detoni, veiculada pela Radiobrás.



As reportagens mencionadas podem ser encontradas por meio do site www.andi.org.br/timlopes.



Informações:



ANDI – Agência de Notícias do Direitos da Infância

SDS – Ed. Boulevard Center, Bloco A sala 101

CEP: 70.391-900 – Brasília – DF

Telefone: (61) 2102-6538

FAX: (61) 2102-6550

E-mail: timlopes@andi.org.br

Site: www.andi.org.br/timlopes



Instituto WCF – Brasil
Carolina Padilha – coordenadora de projetos

(11) 3841-4890

tprado@wcf.org.br ou wcf@wcf.org.br

www.wcf.org.br

Nenhum comentário: