sábado, maio 07, 2011

Bater numa criança




Bater numa criança


Bater numa criança, mesmo que seja uma palmada, será sempre um ato autoritário de alguém que está perdendo a autoridade.
Algumas pessoas pensam que batendo estão educando. Não, batendo estão subjugando o mais fraco, criando um ser hostil, que mais tarde irá bater também.
Uma criança precisa ser ouvida, respeitada, e ela só aprenderá a respeitar se for respeitada.
Converse, olhe nos olhos, sente com ela sozinha, exponha sua opinião. Não subjugue nem subestime uma criança ou um adolescente.
Ao bater se cria um elo perverso entre quem bate e quem apanha, há certo prazer nisto o que acabará levando a problemas mais sérios no futuro. Algumas vezes crianças que apanham provocam os pais para apanhar mais, isto já é estranho. “Quer apanhar mais?”: diz o pai, ou a mãe, ele quer, ele tem prazer em apanhar neste caso. Quantas vezes o pai ou a mãe só se aproxima ou vê o filho na hora que bate?
Há também a violência verbal que muitas vezes faz tanto mal quanto a física: ameaças, chantagens, frases ditas que jamais serão esquecidas. Muitas vezes uma língua ferina machuca tanto quanto um tapa ou uma correia.
Algumas crianças ou adolescentes que apanham tornam-se adultos bastante comprometidos psicologicamente.
Conversar, não na hora da raiva, conversar com calma é o melhor sempre. Tanto pais quanto educadores.
E se nada disto convence saibam que agora é lei. É proibido dar palmadas. Leiam aqui.


Elianne Diz de Abreu
Psicanalista
tel: (84)99803401/20100236

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do texto.